Previsão de Inverno no Brasil: O Que Esperar nos Próximos Três Meses

A despedida do outono se aproxima: o inverno terá início amanhã, quinta-feira, dia 20 de junho, no hemisfério sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação começará precisamente às 17h51 pelo horário de Brasília.

O inverno é conhecido por suas temperaturas mais baixas e noites mais longas em relação aos dias, características que permanecerão até 22 de setembro, quando a primavera começará.

De acordo com as previsões meteorológicas mais recentes, não se espera um inverno de extremos no Brasil este ano. Embora os primeiros dias da estação possam trazer temperaturas mais baixas, não será comum ter dias muito frios de forma constante.

Por outro lado, não se espera calor excessivo também. Os meteorologistas indicam um equilíbrio entre temperaturas mais altas e mais baixas, com uma tendência para mais dias com temperaturas um pouco mais elevadas do que o normal para esta época do ano em geral.

Comparado ao inverno do ano passado, espera-se que as temperaturas sejam mais altas nos estados da região central do Brasil, enquanto um leve resfriamento pode ocorrer no Norte e no extremo Sul do país.