A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que a bandeira verde será mantida nas contas de luz durante o mês de fevereiro. Essa decisão significa que os consumidores não terão cobranças adicionais em suas contas no próximo mês.
A bandeira verde, que indica a ausência de custos adicionais para os consumidores, está em vigor desde abril de 2022. Isso se deve ao fato de os reservatórios das usinas hidrelétricas estarem cheios devido às chuvas, eliminando a necessidade de acionar fontes mais caras de energia, como as termelétricas.
Sandoval Feitosa, diretor-geral da ANEEL, destacou em nota que o cenário é positivo para a geração de energia no país. Ele ressaltou que foram 22 meses consecutivos com a bandeira verde acionada, refletindo as condições favoráveis para atender à demanda no Brasil.
O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, aponta os custos da geração de energia no país aos consumidores e foi estabelecido como uma forma de diminuir os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia. As bandeiras amarela e vermelha são acionadas na conta de luz quando o custo da geração de energia é maior, devido à necessidade de acionamento de usinas térmicas.