O leilão será conduzido pela Julien’s Auctions, ocorrendo entre os dias 12 e 15 de junho, em Los Angeles.
Feita sob medida para a Odyssey Disco de 2001 no Brooklyn, Nova York, a pista possui uma base de madeira. Seu custo de produção estimado foi de US$ 15.000 em 1977 (cerca de R$ 77 mil na conversão atual). Utilizada no clube até 2005, quando encerrou suas atividades, a pista é uma peça única que carrega consigo parte da história da cultura disco.
Decorada com luzes coloridas, a pista foi palco de algumas das cenas mais memoráveis do filme, onde John Travolta brilhou interpretando o personagem Tony Manero.
No enredo, Travolta, indicado ao Oscar de Melhor Ator por sua atuação, interpreta um jovem ítalo-americano do Brooklyn que busca escapar das tensões sociais de seu bairro através da dança na discoteca local. A trilha sonora, premiada com o Grammy de Álbum do Ano em 1978, apresenta sucessos inesquecíveis dos Bee Gees, como “Stayin’ Alive”, “Night Fever” e “You Should Be Dancing”.
Além de seu papel fundamental no filme, a pista de dança também ganhou destaque em 2012, quando foi usada na produção de um episódio da terceira temporada de “Glee”, onde os personagens da série apresentaram músicas do icônico longa-metragem.