A partir de julho de 2026, os novos cadastros de CNPJ passarão a ter um formato alfanumérico, combinando letras e números. A mudança foi anunciada pela Receita Federal como medida preventiva para evitar o esgotamento da numeração atual, em razão do crescimento constante no número de registros empresariais.
Atualmente, existem pouco mais de 60 milhões de CNPJs ativos no país. O novo modelo manterá o mesmo padrão de 14 posições, sem alterações no processo de inscrição. As mudanças valem apenas para novos cadastros; os CNPJs já existentes permanecerão inalterados.
A principal adequação será necessária nos sistemas informatizados que utilizam o CNPJ como chave única. Esses sistemas deverão ser atualizados para aceitar letras no campo de identificação e adaptar o cálculo dos dígitos verificadores, localizados nas duas últimas posições da sequência.